sábado, 18 de fevereiro de 2012

Merendinha da Mamãe e receita de bolo de chocolate mais saudável


Apesar de estarmos numa era tão dominada pelo poder da técnica, me sinto como uma mãe à moda antiga, tradicional. Mesmo trabalhando fora, fazendo mil e uma coisas, ainda faço questão de assumir algumas tarefas, como cozinhar. Acho que alguns detalhes sobre o preparo são muito importantes e se eu delegar para outra pessoa ela não terá os mesmos cuidados. Como sigo uma linha natureba, alimentos prontos, comprados congelados, ficam bem de fora do nosso dia a dia, recorremos a eles somente em uma emergência.

A vida ideal seria só com alimentos naturais, mas infelizmente numa cidade grande fica até difícil encontrar. Um bom exemplo é o leite. Outro dia li o quanto essas caixas longa vida são carregadas de química. A opção menos pior seria o leite de saco, mas hoje em dia é muito raro encontrá-lo, os supermercados já não vendem mais. Acho, então, que a solução é buscar comprar menos daquelas coisas semi-prontas (tipo mistura para bolo, pratos congelados) e mais naturais.

Bem, esse ano o Pietro foi para o Maternal e agora leva uma merenda. Existem muitas opções de coisas prontas  - biscoitos, sucos de caixinha, bolos industrializados - mas eu optei por fazer lanches bem caseiros. Primeiro, porque são muito melhores para a saúde. Segundo pela questão afetiva. Colocar pacotes de alimentos industrializados na merendeira, qualquer um pode fazer. Mas o bolinho e o suquinho que ele come em casa... Tem o carinho da mamãe! Eu tenho certeza que ele sente isso quando come o lanchinho na escola. Já perguntei a ele sobre a merenda que mando e ele abre aquele sorriso, falando do bolinho da mamãe. Por enquanto estou mandando bolo ou biscoito caseiro, pois ele ainda não gosta de sanduiches. Fazendo o bolo no liquidificador é muito mais rápido e prático, então não é nada que atrase tanto minhas tarefas diárias. Aproveito para postar uma receitinha de bolo de chocolate mais natural, sem açúcar refinado e sem chocolate em pó industrializado.

Bolo de chocolate

Ingredientes:
3 ovos
1 xícara e meia de açúcar mascavo
1 xícara de óleo de soja (ou outro que preferir)
1 xícara de leite
1 xícara e meia de farinha de trigo
1xícara de aveia em flocos finos
1/2 xícara de cacau em pó
1 colher de sopa de fermento em pó

Preparo:
Bata os três primeiros ingredientes no liquidificador, depois adicione os demais, menos o fermento. Deixe para adicionar o fermento no final, misturando a mão (faço assim porque no site do fermento Royal eles informam que bater o fermento no liquidificador pode fazer o bolo solar). É só assar, e pronto, um bolo muito mais saudável, com os nutrientes do açúcar mascavo, as propriedades benéficas do cacau e as fibras da aveia. Ah, e sem o colesterol da manteiga e a química da margarina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário