quinta-feira, 1 de março de 2012

Amamentar... Até quando?

Alma Parens - Adolphe William Bouguereau
Depois que o bebê completa 1 ano começa uma grande pressão social pelo desmame. Muitas pessoas que veem o bebê mamando acham aquilo estranho. Um dos conceitos que muitas pessoas trazem é que bebê de mais de um ano mama por vício, por isso questionam até se você tem leite. A pressão pelo desmame é tanta que  a sociedade, como sempre, joga a responsabilidade por esse processo em cima da mãe.

E quando o bebê "ainda" mama com dois anos? Pior ainda, a pressão é maior... E o que eu acho mais interessante é que as críticas vem de pessoas que amamentaram por muito pouco tempo, por semanas ou meses apenas, por mulheres que não gostaram ou não tiveram paciência de amamentar, por mulheres que nunca sequer tiveram a experiência da amamentação. É estranho como essas pessoas ficam querendo te convencer de que você está fazendo uma coisa desnecessária com seu filho, que se você ainda está amamentando é porque você tem algum problema ou dificuldade em quebrar o vínculo.

Já ouvi as mais diversas coisas. Houve uma ocasião que uma conhecida viu o Pietro mamando e falou assim: "daqui a pouco vai ter que tirar, né"? Minha resposta foi que não, que ele mamará até quando quiser, e ela disse "mas vê o que o pediatra vai dizer..." Como assim, o pediatra??? Ele é dono do meu corpo? Ele é dono da minha relação com meu filho? Como assim, ele decidir sobre questões tão pessoais da minha vida? Eu não dou esse poder a ele, mas infelizmente as pessoas consideram médicos seres divinos e permitem que decidam o que é melhor para elas.

Uma outra vez foi uma amiga, que veio me dizer que meu filho não precisa mais do meu leite, que agora é só um dengo. Poxa, parece até que o nosso leite se transforma em algo inútil pelo simples fato da criança ter completado 2 anos. O leite continua o mesmo, com os mesmos nutrientes, só que não dá para ser a única fonte de energia para uma criança dessa idade. Eu tenho certeza que meu leite é melhor do que qualquer um de caixinha. Primeiro, que ele é feito especialmente para um ser humano, diferente do leite da vaca, que é para um bezerro. Segundo, que ele não tem nenhuma contaminação, não passa por nenhum processo químico, é totalmente natural, coisa que nenhum leite industrializado jamais vai ser. Por que o leite de vaca, industrializado, é bom para ele e o meu não é, só porque ele fez dois anos? Discordo totalmente, com base em todos os argumentos descritos. Meu filho não toma leite de vaca, ele tem o meu. No máximo ele come alguns derivados de leite.

O peito é meu, o filho é meu e eu amamento enquanto eu quiser e ele também, ninguém tem nada a ver com isso! Parece que as pessoas carregam frustrações, recalques, e recriminam as mulheres que prolongam a amamentação. Que cada mulher amamente seu filho até quando quiser, até quando seus filhos desejarem, fazendo um desmame com respeito e consciente de que essa foi a melhor escolha a ser tomada.

Um comentário:

  1. Oi Clá!! concordo com vc! Apesar de toda dificuldade que eu passei com o aleitamento materno, eu admiro muito mães como você, que nadam contra a correnteza, nessa sociedade que nos pressionam a ser como eles querem.
    Viva a maternidade, o leite materno, o parto humanizado.
    Creio que estamos num momento histórico de mães que tem se levantado para fazer diferença.
    beijkas

    ResponderExcluir