sexta-feira, 22 de maio de 2009

A proposta ecológica do Chá de Fraldas

Ao descobrir a minha gravidez, passou a ser uma procupação minha o mundo em que meu filho vai viver. Acho que o ser humano cada vez mais está degradando a natureza, tornando o mundo um lugar inóspito. Assim surgiu a motivação em pesquisar sobre as fraldas de pano.

Busquei bastante na internet saber sobre elas. Como lavar, onde comprar, os benefícios e prejuízos do seu uso. Descobri que dentre os prós estão: polui menos o ambiente (apesar de muitos alegarem que a gente acaba gastando mais água para lavar comparando-se às fraldas descartáveis, há de se refletir que na própria fabricação das fraldas descartáveis muita água é gasta, o que resulta em dupla destruição do meio ambiente - o gasto de água e o tempo de degradação das fraldas quando se tornam lixo), é muito melhor para a pele do bebê, já que não possui os produtos químicos das fraldas descartáveis. Como contras temos o fato de dar mais trabalho, já que é preciso lavar, e a freqüência maior de trocas em relação às fraldas descartáveis. Pesquisei sobre a limpeza das fraldas de pano, e ainda, sobre a necessidade de passá-las, e descobri que o molho com o vinagre ajuda na higienização, o uso de bicarbonato de sódio clareia as manchas, elas podem ser lavadas na máquina após o molho, e o enxagüe com vinagre além de ser amaciante é anti-séptico, o que descarta a necessidade de passá-las. Meu objetivo é revesar o uso das fraldas de pano com as descartáveis, o uso dessas últimas será apenas no período noturno e para sair.

Sei que muitos devem estar assustados, rindo, me achando louca. Mas aqueles que me conhecem bem sabem das minhas tendências naturebas (tipo tomar suco de couve, colocar alga kombu na comida...), e acho que posso tentar contribuir para um mundo melhor para meu filho. Algumas pessoas me apoiaram, como a Inês, que também usou fraldas de pano e descartáveis em seus filhos, e tem experiência profissional de ter tratado muitas assaduras violentas em bebês (ela disse que minha escolha será a melhor coisa para a pele do meu filho!), a Hayandra, a Val... Bem, essa é a proposta ecológica! Pretendo fazer um chá de fraldas diferente, não só com as já popularizadas fraldas descartáveis, mas também incluindo as de pano.

Antes de assustar alguns com a lista do Chá contendo itens como as fraldas de pano, preferi escrever este post. Espero que me faça compreender, não é loucura ou querer parecer diferente. É apenas uma preocupação com o meu filho e com o planeta!

Beijos para todos, Clarissa e Pietro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário